Pe. José Maria assume Paróquia de São Francisco de Assis, de Ermelino Matarazzo
Desde 1 de janeiro deste ano, com o falecimento do Pe. Antonio Luiz Marchioni (Pe. Ticão), o Pe. José Maria havia assumido a paróquia como administrador paroquial e, junto aos padres do setor e ao bispo diocesano, Dom Manuel, revezava-se para atender às missas e demais compromissos pastorais.
Na noite do dia 9 de julho, quando a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Paulina, nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, presidiu a solene celebração eucarística, na Paróquia de São Francisco de Assis, do setor Ermelino Matarazzo, na qual deu posse canônica ao seu novo pároco: o Pe. José Maria de Souza Brito que, desde o falecimento do Pe. Antonio Luiz Marchioni, em janeiro, era o administrador paroquial, e, ao mesmo tempo, o pároco da Paróquia do Cristo Redentor, no mesmo setor. A missa foi concelebrada por diversos padres da Diocese e contou com boa participação da comunidade local.
O rito da posse seu deu logo após a saudação inicial da missa: o vigário geral adjunto, Pe. Lealdo Dantas Cruz, fez a leitura da nomeação e provisão de pároco do Pe. José Maria, por 6 anos. Em seguida, o novo pároco fez a sua profissão de fé e o juramento de fidelidade, diante do bispo diocesano.
A homilia da missa foi proferida pelo pároco da Paróquia de Santo Antônio, de Vila Ré, e coordenador diocesano dos ministros não-ordenados, Pe. Eduardo Nery Nunes, que, em sua fala, lembrou, inicialmente, que não era fácil se despedir de alguém de forma repentina, referindo-se ainda ao Pe. Ticão. No entanto, também recordou que, embora não gostemos de estradas novas, a partir daquele momento era a hora de mudar de rota; iniciar um novo caminho. "O mundo exigirá de nós, discípulos de Jesus, prudência e simplicidade. A prudência nos ajuda a perceber para onde queremos ir; a simplicidade, que não temos toda a verdade e não somos detentores dela. [...] Agora é um novo horizonte; são novas perspectivas. Esta é a palavra que Jesus dá a vocês hoje, assim como ao Pe. José Maria", disse.
Ao final da celebração, a comunidade fez homenagens ao Pe. José Maria, como gesto de acolhida. Em sua fala, o novo pároco agradeceu a Dom Manuel pela confiança que lhe foi depositada, ao mesmo tempo em que se colocou, inteiramente, à disposição da comunidade que, naquele momento, o acolhia. Antes da bênção final, Dom Manuel fez, mais uma vez, memória do Pe. Ticão: "Quero deixar aqui a minha gratidão ao Pe. Ticão, por todos os anos que esteve à frente dessa comunidade paroquial. Só Deus saberá recompensá-lo todo esforço, todo bem, toda doação que ele teve em prol do povo de Deus, de maneira toda especial e carinhosa aos mais pobres e injustiçados", falou.
Dom Manuel também exortou à comunidade a acolher bem o Pe. José Maria, a quem também agradeceu. "Ao mesmo tempo, quero dizer ao Pe. José Maria que agradeço profundamente o 'sim' que soube dar ao bispo. Não foi fácil para ele, afinal essa é uma paróquia ampla, grande... Mas ele aceitou com muito espírito de eclesialidade e amor à Igreja. E, de fato, ninguém melhor do que ele, segundo também o Conselho Episcopal, para assumir essa paróquia, já que tinha tanta ligação com o Pe. Ticão e com a história da própria comunidade. Deus lhe pague, Pe. José Maria! Que você seja muito feliz aqui e faça feliz todo o seu povo! A partir de hoje, o Pe. Ticão é um grande referencial, e o Pe. José Maria não vai ser igual ao Pe. Ticão: cada um tem uma personalidade, qualidades, defeitos... Mas tenho certeza que ele seguirá construindo, na fé, essa comunidade! Deus lhe pague por estes 6 meses em que você foi administrador paroquial - e quisemos, sim, dar este grande intervalo, a fim de que todos pudéssemos viver o luto e iniciar um momento novo", concluiu.
Rezemos pela Paróquia de São Francisco de Assis, que acolheu o seu novo pároco, e sobretudo pelo Pe. José Maria, para que permaneça fiel e perseverante e saiba conduzir a comunidade com amor e sabedoria.