Dom Manuel celebra São Miguel Arcanjo, padroeiro diocesano
Como já é tradição, a missa solene acontece sempre no domingo, para favorecer a maior participação dos fiéis.
No último dia 25 de setembro, às 19h, na Catedral de São Miguel Arcanjo, nosso administrador apostólico, Dom Manuel Parrado Carral, presidiu a solene celebração eucarística em honra a São Miguel Arcanjo, nosso padroeiro diocesano. Os seminaristas de nossa Diocese, como já é tradição, participaram da missa auxiliando no serviço do altar, uma vez que São Miguel é, tradicionalmente, patrono dos estudantes do curso de Teologia. No início da celebração, Dom Manuel comunicou aos fiéis a nomeação do Pe. Algacir Munhak, CS como terceiro bispo diocesano de São Miguel Paulista, e anunciou as datas de sua ordenação episcopal - 17 de dezembro, às 9h, em Cascavel, no Paraná - e da posse canônica em nossa Diocese - 8 de janeiro de 2023, às 15h. "Ele já esteve aqui, na sexta-feira, e visitou a Catedral, a residência episcopal, a Cúria e o Seminário. Que nós possamos rezar por ele, para que ele se sinta acolhido e seja um bom pastor para todos nós", pediu.
Em sua homilia, Dom Manuel também fez memória dos 462 anos de fundação do bairro de São Miguel Paulista. A celebração do padroeiro da Diocese de São Miguel Paulista acontece no domingo em que celebramos o dia da Bíblia, livro sagrado, que nos revela a maravilhosa história da relação de Deus com a humanidade; um Deus que jamais abandona o seu povo e está sempre pronto a perdoar e a recomeçar. A Sagrada Escritura faz referência ao arcanjo Miguel sobretudo no livro de Daniel, na carta de Judas Tadeu e no livro do Apocalipse. Estes textos indicam sua dupla função: o arcanjo como defensor da unicidade de Deus contra a soberba do Dragão - Quem é como Deus? - e o arcanjo como protetor do povo de Deus, antigo padroeiro da sinagoga judaica. São Miguel é o batalhador; é o vencedor do Maligno e de todas as forças do mal", disse.
Ao final da celebração, Dom Manuel recebeu diversas homenagens, preparadas pela igreja Catedral, em agradecimento pelos anos em que serviu a igreja particular de São Miguel Paulista. E, antes da bênção, destacou: "Eu quero agradecer as homenagens. De fato eu fui muito feliz como bispo desta Diocese. É uma Diocese complexa, mas nunca tive medo de enfrentar as dificuldades. Ainda estarei com vocês por mais alguns meses e, depois, fico emérito definitivo e continuarei morando na Diocese. Portanto, vamos continuar nos vendo de vez em quando. Também agradeço as orações que fizerem no meu aniversário, dia 29 de setembro, dia de São Miguel Arcanjo. Aliás, o novo bispo é devoto de São Miguel, porque teve uma experiência muito grande com ele. Eu penso que nós ganhamos um grande bispo. A primeira impressão é a que nos conduz, e tenho certeza que o Pe. Algacir será um bom pastor para nossa Diocese, que é a menor em território, mas a maior em densidade demográfica", afirmou.