Diocese celebra Missa do Santo Crisma
Como já é tradição em nossa igreja particular, na noite da quarta-feira santa, dia 5 de abril, ao redor do nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, cs, celebramos a Missa do Santo Crisma, conhecida como a "Missa dos Santos Óleos", na qual foram abençoados os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrado o óleo para o Santo Crisma. Dom Algacir presidiu a missa solene, que contou com a concelebração dos nossos bispos eméritos, Dom Manuel Parrado Carral e Dom Fernando Legal, SDB, e com a participação do clero que exerce o ministério em nossa Diocese, secular e religioso. A missa aconteceu na Basílica de Nossa Senhora da Penha, que estava repleta de fiéis das mais diversas comunidades e paróquias da Diocese.
Em sua homilia, Dom Algacir destacou, aos padres, os aspectos ontológico e missionário do ministério da ordem. "Isso é muito bonito: é um 'ser para'... A unção tem uma finalidade", dizia. Ao mesmo tempo, exortou ao povo para que rezasse pelos padres que, apesar das tantas limitações, se esforçam no anúncio da Boa Nova de Jesus. "O Senhor nos escolhe, mesmo com todos os nossos pecados e, a nosso modo, damos nossa contribuição para a Sua obra", disse. Nesta celebração, os presbíteros renovaram as promessas de sua ordenação presbiteral.
Ao término da celebração, Dom Algacir entregou os Santos Óleos aos representantes das paróquias, previamente indicados pelos respectivos párocos. Antes da bênção final, motivou a todos à participação na Caminhada da Ressurreição saindo da Basílica da Penha, à 0h (de sábado para domingo) e concluindo com a Missa de Páscoa, na Praça Pe. Aleixo, às 6h da manhã. "Eu vou fazer a caminhada", disse. Além disso, convidou o povo para a ordenação diaconal dos seminaristas Rodrigo Lima de Souza e Wesley dos Anjos Ferreira, cuja celebração será no próximo dia 15 de abril, às 9h30, também na Basílica.