Diocese realiza o 24º encontro do bispo com os crismandos
Imagem: Padre Tiago Cosmo, Pascom Diocesana
No domingo, dia 28 de maio, quando a Igreja celebrou a solenidade de Pentecostes, aconteceu em nossa Catedral de São Miguel Arcanjo, após 3 anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, o 24º encontro diocesano do bispo com os crismandos deste ano de 2023. O encontro é motivado pela equipe diocesana de catequese, que conta com a assessoria do Pe. Ronnie Von, da Paróquia da Sagrada Família, do setor Guaianazes. Como já é tradição em nossa diocese, nesses encontros não é celebrada a Eucaristia, mas sim uma paraliturgia, na qual os jovens puderam se envolver diretamente com apresentações que demonstravam, acima de tudo, os desafios da juventude de hoje. A catedral ficou repleta de pessoas de todas as idades - jovens e adultos - que, com suas catequistas, celebraram com alegria a festa de pentecostes.
Nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, cs, presidiu a celebração. Em sua homilia, começou dizendo: "Na minha vaidade, fiquei pensando no que preparar para dizer a vocês. Na verdade, vocês prepararam tudo!" Oferecendo a todos uma catequese sobre o Espírito, Dom Algacir destacou, acima de tudo, o papel do Espírito como nosso Consolador e como nosso Advogado. "Precisamos aprender a buscar o consolo verdadeiro não nos anestésicos deste mundo, mas n'Ele, no Senhor, o consolo que realmente acalenta o coração", dizia.
Imagem: Setor Juventude
Os diferentes setores pastorais, das três regiões episcopais, envolveram-se diretamente na celebração, seja com a simbólica entrada dos sete dons do Espírito, da Palavra de Deus e outras apresentações relacionadas, inclusive, com a Campanha da Fraternidade deste ano. Alguns padres de nossa diocese também marcaram presença no encontro, para incentivar os jovens a permanecerem firmes em sua caminhada de fé.
Ao término, Dom Algacir incentivou os jovens à participação das atividades diocesanas e motivou-os já a participar da Caminhada da Ressurreição de 2024, e lembrou: Ano que vem será o jubileu de prata deste encontro do bispo com os crismandos - 25 anos! Teremos que pensar em algo que supere o deste ano! Rezemos pelos nossos jovens que, neste ano, nas mais diversas comunidades da nossa Diocese, receberão o sacramento da confirmação.