Episcopado se reúne para a 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo
O encontro ocorreu de 30 de maio a 1 de junho, no Mosteiro de Itaici, em São Paulo.
Com o tema “Uma Igreja em saída para as periferias”, entre os dias 30 e 31 de maio, e 1º de junho, no Mosteiro de Itaici, em São Paulo, aconteceu a 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo. Nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, cs, esteve presente no encontro junto ao Pe. Ademir José de Souza, coordenador diocesano de pastoral. Os arcebispos, bispos e padres coordenadores (arqui) diocesanos estiveram reunidos, neste ano, também para as eleições da nova presidência do regional, como indica o Regulamento do Conselho Episcopal Regional Sul 1 (CONSER Sul 1).
Dentre as atividades do encontro, no primeiro dia o então presidente do Regional, Dom Pedro Luiz Stringhini, apresentou o relatório da presidência e partilhou as principais ações do Regional Sul 1, com destaque aos encontros estaduais das pastorais, movimentos e organismos em todo o Estado, as questões sinodais, aos projetos missionários, tanto na Amazônia quanto na Diocese africana de Pemba, às ordenações episcopais, ações do secretariado que motiva os trabalhos pastorais na entidade, o jubileu de ordenação sacerdotal do Bispo Emérito de Blumenau (SC), Dom Angélico Sândalo Bernardino, que durante 25 foi Bispo Auxiliar de São Paulo, e dos encontros com os coordenadores e assessores paulistas, e dos padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral.
Na manhã da quarta-feira, dia 31 de maio, duas sessões marcaram os trabalhos Assembleia. Assessorado pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB para o quadriênio 2023-2027, Dom Joel Portella Amado, o tema central “Uma Igreja em saída para as periferias” foi desenvolvido. Em sua reflexão, o bispo recuperou o significado que o Papa Francisco atribuiu ao termo “Igreja em saída”. Com base nas experiências vividas por várias dioceses brasileiras, Dom Joel apresentou os passos e características que auxiliam as Igrejas Particulares paulistas no processo constante de ir às periferias. Na parte da tarde, procederam-se as eleições, e foram eleitos o presidente, Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba; o vice-presidente, Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto; e o secretário, Dom Frei Carlos Silva, bispo auxiliar de São Paulo. Para a sub-região de São Paulo, foi escolhido o arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
O encontro se encerrou com a celebração, presidida pelo novo presidente e concelebrada por todos os participantes do encontro.