Dom Algacir preside missa de Corpus Christi
Após três anos com a celebração de Corpus Christi apenas nas paróquias, devido à pandemia, neste ano a missa voltou a acontecer na Praça Padre Aleixo, com grande quantidade de fiéis.
Imagens: Daniel Reis, Pascom Diocesana
No dia 8 de junho, quando a Igreja celebrou a solenidade de Corpus Christi, nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, cs, presidiu a solene celebração eucarística na Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, concelebrada pelo clero da nossa Diocese de São Miguel Paulista e participada por diversos religiosos e religiosas, seminaristas e grande número de fiéis, vindos das mais diversas paróquias e comunidades de nossa igreja particular. Nossos bispos eméritos, Dom Manuel Parrado Carral e Dom Fernando Legal, SDB, também marcaram presença e concelebraram. A missa de Corpus Christi sempre foi celebrada de modo diocesano, uma tradição, porém, que fora interrompida nos últimos três anos devido à pandemia da Covid-19.
No contexto do Ano Vocacional da Igreja do Brasil, a celebração teve, no seu conjunto, a participação das diversas formas de vida presentes na Igreja. A Pastoral Vocacional Diocesana ficou responsável de preparar a procissão com a Palavra de Deus, cuja entrada foi precedida por diversos jovens que, nas vestimentas, representavam as diferentes vocações.
Em sua homilia, Dom Algacir recordou-se da Eucarista como um mistério de fé e, citando o Papa São João Paulo II, na Encíclica Ecclesia de Eucharistia, lembrou que "não é apenas a Igreja que faz a Eucaristia, mas também a Eucaristia faz a Igreja". Concluiu a sua reflexão com uma bonita prece em gratidão a Deus pela possibilidade de celebrar Corpus Christi como família diocesana e agradeceu, sobretudo, "aos irmãos padres", graças aos quais, agindo na pessoa do Cristo Cabeça, tem-se a Eucaristia nas mais diferentes comunidades e paróquias da Diocese. No momento da oração dos fiéis, nosso bispo lembrou do pedido do Papa Francisco, para que se fizesse um momento de silêncio pela paz no mundo. "Tenhamos presente a paz, sobretudo na guerra que ainda perdura; mas, também peçamos a paz para nossa cidade, onde estamos situados".
Como prevê o rito da celebração, após a missa aconteceu a tradicional procissão. Em nosso caso, pelas ruas do centro de São Miguel Paulista. As pessoas eram tantas que, à frente, entrava-se na Av. Marechal Tito e, na Praça, ainda havia pessoas saindo para segui-la. Voltando à Praça, como também já é tradição, o Santíssimo foi recebido com o coral da Polícia Militar, enquanto o povo acenava as suas bandeirinhas e acompanhava, com devoção, a passagem de Jesus. Chegando ao palco, onde foi preparado o altar, procedeu-se o rito da bênção do Santíssimo e a conclusão da celebração.
Na pessoa do pároco da Catedral de São Miguel Arcanjo, Pe. Geraldo Antônio Rodrigues, nossa Diocese agradece a todos os envolvidos na preparação e organização desta bela celebração.
CINCO MESES À FRENTE DA DIOCESE DE SÃO MIGUEL PAULISTA
Antes da procissão se iniciar, Dom Algacir recordou a todos que naquele dia, precisamente, estavam-se completando 5 meses de sua chegada em nossa Diocese. Ao povo, agradeceu pela acolhida e disse "já se sentir em casa", mencionando que, até aquele momento, já visitara aproximadamente 90 paróquias, avisando que, até o final do mês de junho, já terá concluído sua visita. Rezemos pelo nosso bispo diocesano e por sua missão, que está só se iniciando.
Clique aqui e confira outras imagens da Missa de Corpus Christi.