Dom Algacir ordena mais um diácono transitório
Imagens: Daniel Reis, Pascom Diocesana
No dia 26 de agosto, às 9h30, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, cs, presidiu a solene celebração eucarística na qual foi ordenado diácono o seminarista Wilson Pereira da Silva Júnior. Nosso bispo emérito, Dom Manuel Parrado Carral, bem como grande número de presbíteros da Diocese e de outras igrejas particulares, amigos do ordenando, concelebraram a missa, que também contou com grande participação de fiéis. Como o diácono viveu praticamente toda a sua história de fé no seio da Comunidade Católica Eucaristós, seus membros estiveram presentes em peso, inclusive animando o canto litúrgico.
Em sua homilia, Dom Algacir recordou-se, sobretudo, da dimensão do serviço, própria do diaconato, mas também fez questão de mencionar a alegria que é, para toda a Diocese, acolher mais um diácono em vista da sagrada ordem do presbiterato. O rito da ordenação prevê a chamada do candidato seguida de suas promessas. Depois, o ordenando se prostra e canta-se a ladainha, que é sucedido pela imposição das mãos e prece de ordenação. Em seguida, o candidato recebe os paramentos e, das mãos do ordenante, o Evangeliário, ouvindo a exortação: Recebe o Evangelho de Cristo do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que leres; ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares.
Ao final da celebração, o neo-diácono fez menção da sua trajetória de fé, agradecendo, sobretudo, a todo o aparato formativo que recebeu ao longo dos anos em que esteve no Seminário Diocesano, onde, ainda, Wilson prossegue residindo até a conclusão do curso da Teologia. Acompanhemos este nosso irmão com as nossas orações.