Cruz da JMJ será recebida na Diocese de São Miguel Paulista
A cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora será recebida pela Diocese de São Miguel Paulista no próximo dia 24 de setembro, sábado, e terá a seguinte programação:
24/09 – 12h00 – Celebração de acolhida na escadaria da Catedral de São Miguel Arcanjo.
Animação: Banda Alegrai-vos;
14h00 – Oração e Adoração da Cruz através da meditação, silêncio e reflexão do Evangelho,
Responsável: Taizé;
16h30 – Rosário luminoso, com testemunhos de jovens;
21h30 - Missa presidida por Dom Manuel Parrado Carral.
Animação: Banda Arcas da Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos;
25/09 - 00h30 - Vigília de Louvor
9h00 - Missa de despedida presidida por Dom Fernando Legal.
Na seqüência, seguirá para a Diocese de Mogi das Cruzes.
Observação: No dia 24 à noite, os portões da Catedral, por segurança, serão fechados às 22h00.
Leia breve explicação sobre a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora que acompanham as Jornadas Mundiais da Juventude
A Cruz
Uma cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante a Semana Santa de 1983 até a Semana Santa de 1984. O Beato Papa João Paulo II deu essa cruz à juventude, sendo recebida pelos jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção", disse o Papa João Paulo II.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o Beato Papa João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz: o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas", disse o Papa.