Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
A Campanha da Fraternidade de 2021 é Ecumênica, isto é, será realizada por todas as Igrejas membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, (CONIC) e foi preparada por uma equipe formada por representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do CONIC. As Igrejas membro do CONIC são: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Aliança de Batistas do Brasil. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14a).
O objetivo geral da CFE/2021 é “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”. O secretário executivo para Campanhas da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista, ressalta que “Cristo é a nossa paz e suas ações nos inspiram a concretizá-la por meio do nosso testemunho de vida. Seu amor nos une, sua Palavra desperta em nossos corações o compromisso com a construção de uma sociedade que seja capaz de dialogar superando assim as polarizações que adiam a 'cultura do encontro' e o desejo de Cristo de que todos sejamos um (Jo 17,21). ‘Cultura do encontro’ capaz de iniciar processos de vida nova a partir de um coração que se converte e, como tal, jamais deixará de dialogar, viver a fraternidade e, em conjunto, trabalhar em favor da justiça e pela paz”.
Segundo os idealizadores e executores do cartaz da CFE, “a base do desenho é uma ciranda, uma grande roda onde não há primeiro, nem último, onde todos formam uma unidade. A ciranda lembra uma canção muito comum em nossas comunidades, ‘baião das comunidades’ do cantor e compositor Zé Vicente. Todas e todos são convidados a participarem desta ciranda pela vida construindo a civilização do amor, da justiça, da igualdade e da paz. Na ciranda há uma criança com a mão estendida a espera de mais pessoas a fim de que o movimento de fraternidade não pare. Somos todos convidados”.
“Venham todos, mulheres e homens,/ Superar toda polaridade,/: Pois em Cristo nós somos um povo,/ Reunidos na diversidade.” Com este verso do hino da CFE 2021, exorto a todos os membros de nossas pastorais, movimentos, associações e fiéis em geral a se empenharem na realização desta CFE buscando criar relações de fraternidade, solidariedade e paz.
Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista