dom manuel

São Paulo, 04 de julho de 2022.

Caros Padres e Diáconos; Religiosos e Religiosas; Seminaristas; irmãos e irmãs de nossas paróquias e comunidades,

“A vida dos justos está nas mãos de Deus. Nenhum tormento os atingirá!” (cf. Sb 3,1)

Saúde e paz!

O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, comunicou, nesta data, o falecimento do cardeal arcebispo emérito da citada arquidiocese, Dom Claudio Hummes, OFM, aos 87 anos de idade, depois de um longo período de enfermidade. Solidarizo-me, pessoalmente, com Dom Odilo e seus auxiliares, e com todos os que sentimos a partida de Dom Cláudio.

Tive o privilégio de conviver com Dom Cláudio, inicialmente, na Diocese de Santo André, na qual ele foi bispo e eu era seu cooperador, como presbítero. Depois, fui nomeado também seu bispo auxiliar, na citada Arquidiocese de São Paulo e, no dia 10 de março de 2001, Dom Cláudio foi o ordenante principal da celebração eucarística na qual fui ordenado bispo. Na arquidiocese, trabalhamos em conjunto até ele ser nomeado Prefeito da Congregação para o Clero, em 2006, pelo então papa Bento XVI.

Dom Cláudio, até o fim, foi um homem disciplinado, lúcido, atualizado nos campos da Filosofia e da Teologia e, nos últimos anos, bastante entusiasmado com os trabalhos do Sínodo da Amazônia.

Agradeço a Deus pela oportunidade que tive, pessoalmente, de conviver e tanto aprender com Dom Cláudio.

Bendito seja Deus por tudo o que, nos seus quase 88 anos de vida, ele realizou pela Igreja do Brasil.

Fraternalmente, em Cristo Jesus,

Dom Manuel Parrado Carral
(acesse aqui a Nota Oficial)