Histórico do Pe. Edilson de Souza Silva
Pe. Edilson de Souza Silva é filho de Sisinio de Souza Silva e Ijaci de Souza Costa, segundo de três filhos do casal, tendo Maria Aparecida Silva Fusiki como sua irmã mais velha e Nilton de Souza Silva como irmão mais novo. Nasceu em 11 de setembro de 1968, no município de Caculé, estado da Bahia, onde foi batizado com cerca de 01 ano de idade e, um ano depois, crismado, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus do município de Caculé – BA. Veio com seus pais e sua irmã ainda pequena para a cidade de São Paulo – SP, com 04 anos de idade, e se estabeleceu com a família no bairro de Vila Jacuí – São Miguel Paulista, por cerca de 03 anos. Posteriormente residiram no bairro de Vila União, próximo de Artur Alvim, por mais 12 anos. Nesse período, participava da comunidade Nossa Senhora Aparecida de Vila União, pertencente à Paróquia Santo Antônio do Burgo Paulista.
Em 1988 ingressou no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Esperança da Arquidiocese de São Paulo, no bairro do Ipiranga. Cursou a faculdade de Filosofia na FAI (Faculdades Associadas do Ipiranga) de 1988 a 1990. Em 1991 passou a residir no Seminário de Teologia em Ermelino Matarazzo, cursando a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – atual PUC Assunção, no Ipiranga – São Paulo – SP, curso concluído em 1994.
Foi ordenado Diácono em 18/12/1993, por Dom Fernando Legal, então Bispo Diocesano de São Miguel Paulista, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, onde fez estágio pastoral como diácono durante todo o período de 1993.
Foi ordenado Presbítero em 10/12/1994, também por D. Fernando Legal, na Basílica de Nossa Senhora da Penha e designado como Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Engenheiro Trindade, onde permaneceu durante dois anos exercendo paralelamente a função de vice-reitor para a Filosofia do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Penha.
Em 1997 assumiu o ofício de Pároco da Paróquia São José do Jardim Brasília e lá permanece durante 06 anos, após os quais fooi para a Itália cursar o mestrado em Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, morando no Colégio Pio Brasileiro de Roma, no período de 2003 a 2004 e concluindo a licença em Teologia Dogmática.
Retornando de Roma no início de 2005, foi designado Vigário Paroquial da Catedral de São Miguel Arcanjo e, neste mesmo ano, assumiu como primeiro pároco da recém-criada Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Vila Rosária, em São Miguel Paulista, lá permanecendo até setembro de 2017. Em outubro de 2017, assumiu a função de Vigário Paroquial da Basílica de Nossa Senhora da Penha e, em 31/12/2018, foi nomeado pároco.
Na Diocese de São Miguel Paulista, Mons. Edilson exerceu, em diferentes períodos, as funções de vice-reitor para a Filosofia no Seminário Diocesano de Nossa Senhora da Penha, posteriormente Diretor Espiritual e, em seguida, Diretor de Estudos; foi membro da Coordenação Diocesana de Pastoral, Vigário Episcopal da Região Episcopal São Miguel e, até a nomeação, era o Vigário Geral da Diocese e o Coordenador da Comissão de Tutela de Menores e vulneráveis.