Com a Basílica de Nossa Senhora da Penha lotada de fiéis, Dom Algacir preside a Missa do Santo Crisma
Imagens: Paróquia de Jesus de Nazaré
Na noite do dia 27 de março, quarta-feira santa, como já é tradição em nossa Diocese de São Miguel Paulista desde os tempos da antiga região episcopal, nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, cs, presidiu a solene Missa do Santo Crisma, entre os fiéis conhecida como Missa dos Santos Óleos. A celebração aconteceu na Basílica de Nossa Senhora da Penha, e foi concelebrada pelo nosso bispo emérito, Dom Manuel Parrado Carral, pelo bispo auxiliar eleito da Arquidiocese de São Paulo, Mons. Edilson de Souza Silva, e por um grande número de padres da nossa igreja particular que, na ocasião, também renovaram os seus compromissos feitos no dia da ordenação presbiteral. Muitos religiosos e religiosas também se fizeram presentes, assim como os seminaristas de nossa Diocese e, acima de tudo, grande número de fiéis, vindos das mais diferentes paróquias e comunidades. Nesta celebração, são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos, e o do Crisma é consagrado.
Em sua homilia, Dom Algacir destacou, acima de tudo, a importância da Missa do Santo Crisma no contexto da Semana Santa, e apropriando-se do Papa Francisco, lembrou aos presbíteros que ser padre é uma graça de Deus, ainda que sem merecimento algum. Aproveitou a ocasião para comentar que o óleo do crisma, ali consagrado, seria usado para as crismas e ordenações deste ano, inclusive a do Mons. Edilson, que será ordenado bispo no próximo dia 21 de abril, às 15h, em nossa igreja catedral.
Antes da bênção final, conforme designação previamente realizada pelos párocos, um ministro, representante de cada paróquia de nossa Diocese, retirou os santos óleos para levar às suas respectivas comunidades.