Dom Algacir ordena mais dois diáconos
Jorge dos Santos Clementes e Leandro Bernardino da Silva foram ordenados diáconos em vista da ordenação presbiteral.
Na manhã do dia 25 de maio, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, cs, presidiu a solene celebração eucarística na qual foram ordenados diáconos os seminaristas Jorge dos Santos Clemente e Leandro Bernardino da Silva. A missa foi concelebrada pelo nosso bispo emérito, Dom Manuel Parrado Carral, pelos padres da nossa diocese e de outras localidades, convidados dos ordenados. Nossos seminaristas, junto a outros amigos do Jorge e do Leandro, também se fizeram presentes, além de grande número de irmãos e irmãs das comunidades de origem e das paróquias por onde os ordenados haviam realizado seus estágios pastorais.
O Diác. Jorge escolheu, como lema para guiar seu ministério diaconal, o texto da carta aos efésios, capítulo 3, versículo 7: Sou ministro do Evangelho pela graça do Senhor. Já o Diác. Leandro encontrou sua motivação no Evangelho de Mateus, capítulo 23, versículo 8: Vós sois todos irmãos. O tom da celebração e da homilia de Dom Algacir foi retirado de uma das homilias do Papa Francisco, durante uma ordenação diaconal, na qual dissera: O diaconato, seguindo a via mestra do Concílio, nos conduz ao centro do mistério da Igreja. Assim como falei de uma 'Igreja constitutivamente missionária' e de uma 'Igreja constitutivamente sinodal', também digo que devemos falar de uma 'Igreja constitutivamente diaconal'. Se esta dimensão de serviço não for vivida, de fato, todo ministério é esvaziado de dentro, torna-se estéril, não produz frutos. E pouco a pouco vai se tornando mundano. Ao término da homilia, Dom Algacir agradeceu toda a equipe formativa do nosso Seminário Diocesano e expressou sua alegria em acolher, no clero, esses nossos irmãos.
Rezemos pelo ministério diaconal do Jorge e do Leandro, que seguirão residindo no Seminário Diocesano para a conclusão do curso de Teologia, ao final deste ano.