Audiência Geral de 4 de dezembro de 2019
PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Praça São Pedro
Quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
Paulo não se poupa na sua obra de evangelização, como vemos no seu ministério em Éfeso. Aqui doze homens recebem o Batismo no nome de Jesus e experimentam a efusão do Espírito Santo que os regenera. Diversos prodígios se realizam pelas mãos do Apóstolo: os doentes ficam curados, e os possessos livres do espírito maligno. Esta força de Deus põe a descoberto a inutilidade da magia, cuja prática tinha um centro famoso naquela cidade. Mas não é só inútil, a magia é também incompatível com a fé em Cristo: se escolhes Cristo, não podes recorrer ao mago. A fé é abandono confiante nas mãos dum Deus fiável, que Se dá a conhecer, não através do ocultismo, mas por revelação e com amor gratuito. Assim o Evangelho desencadeou uma inversão nos valores dos habitantes de Éfeso, que, em grande número, escolhem Cristo abandonando as práticas mágicas e os deuses pagãos, entre eles a deusa Ártemis. Quantos, à sombra dela, tinham construído os seus negócios, viram secar a fonte dos seus ganhos e provocaram um tumulto contra Paulo. Este vê-se obrigado a deixar a cidade, mas só depois de estabelecer os responsáveis da comunidade. Mais tarde, vai chamá-los a Mileto dirigindo-lhes o discurso de despedida, uma espécie de testamento espiritual confiado àqueles que, depois da sua partida, deverão guiar a comunidade. Paulo pede-lhes a máxima proximidade do rebanho, resgatado com o sangue precioso de Cristo, coloca-os nas mãos de Deus e confia-os à «palavra da sua graça», fermento que tudo faz crescer e caminho de santidade na Igreja.
Santo Padre:
Saluto con affetto i pellegrini di lingua portoghese, in particolare il gruppo brasiliano Nossa Senhora do Livramento, di Vitória de Santo Antão, incoraggiandovi tutti a scommettere su ideali grandi, ideali di servizio che allargano il cuore e rendono fecondi i vostri talenti. Fidatevi di Dio, come la Vergine Maria!
Locutor:
Saúdo com afeto os peregrinos de língua portuguesa, em particular o grupo brasileiro de Nossa Senhora do Livramento, de Vitória de Santo Antão, encorajando-vos a todos a apostar em ideais grandes, ideais de serviço que engrandecem o coração e tornam fecundos os vossos talentos. Confiai em Deus, como a Virgem Maria!